quarta-feira, 28 de abril de 2010

Arthur Adams



Cantor e Guitarrista, foi músico de apoio de vários artistas, principalmente, de blues, nos anos 50 e 60. Em 1972 lançou sou primeiro disco solo, It's Private Tonight (Baita disco na onda soul-funk, com Paul Humphrey, Joe Sample e Phil Upchurch, entre outros). Home Brew, seu segundo disco solo, lançado em 1975, é mais funk que o primeiro. Alguns músicos que gravaram esta pérola são: James Jamerson (baixo), Dennis Coffey (guitarra), Earl Palmer (bateria) e Joe Sample (teclados).
O lance é transar esse disco curtidíssimo, na maior!













segunda-feira, 19 de abril de 2010

Frank Zappa & the Mothers - Roxy & Elsewhere - 1974


Quem já ouviu mais de um disco de Frank Zappa, sabe que a obra do guitarrista americano é impossivel de ser classificada.
Uma das fases que mais gosto é a fase roqueira do começo dos anos 70, mais exatamente entre 71 e 74. Principalmente o disco Live at Filmore East - June 1971, que na verdade não é creditado a Frank Zappa nem a Frank Zappa & The Mothers of Invention, e sim simplesmente a The Mothers.

Procurando mais discos da mesma época, encontra-se o disco Roxy & Elsewhere, gravado em parte no lendário teatro de Los Angeles. Lugar que inclusive serve de palco para o concurso de bandas da cena final do filme Queimando Tudo.

Uma das coisas interessantes desse disco é que Zappa fez gravações adicionais depois, em estúdio. Hoje em dia é normal bandas regravarem certos instrumentos originalmente gravados ao vivo, por estarem desafinados, mal executados, ou com timbre ruim.
Mas nesse disco não é o caso: a possibilidade de fazer overdubs em estúdio é usado por Zappa como uma ferramenta, e não como uma prática fake. Por exemplo, quando a voz do vocalista aparece dobrada, em stereo.

Trata-se de uma técnica muito interessante e que eu mesmo, se fosse músico ou baterista e um dia gravasse um disco, gostaria de usar.

Destaque também para os tecladistas Don Preston e George Duke.