segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Les McCann & Eddie Harris




Les McCann e Eddie Harris ja eram artistas encaminhados com suas respectivas carreiras quando se encontraram no Festival de Jazz de Montreaux de 1969. O que era pra ser uma simples e descompromissada jam session, foi gravada e tornou-se um dos discos de Jazz mais vendidos da época, inclusive ficando nos primeiros lugares da Bilboard. Esse encontro marcou pra sempre os dois, dando início a uma sólida amizade musical. Eles ainda se encontraram no palco diversas vezes até 96, quando Eddie Harris faleceu.
Swiss Movement abre com "Compared to What", jazz mas com um fundo de soul e com letra crítica a guerra do Vietnan:

"The President, he's got his war,
Folks don't know just what it's for.
Nobody gives us rhyme or reason,
Have one doubt, they call it treason."




Me lembro 10, 15 anos atrás, de puxar um fumo e ficar viajando nesse disco, imaginando os caras tocando.... Pensando como queria que tivessem filmado aquilo. Pra minha surpresa, descobri uns meses atrás QUE EXISTE A FILMAGEM DESSE SHOW, em preto e branco:

http://www.youtube.com/watch?v=OawoYrv9OUY&feature=related

O vídeo é raro e não foi lançado, pois muitos dos comentários dos gringos são nessa linha "ouvi a vida inteira esse disco e não sabia que existia registro em vídeo...". Inclusive só tem um cara com esse vídeo no You Tube.

Nessa noite, a banda era:

Les McCann: Piano, vocal em "Compared to What"
Eddie Harris: Sax Tenor
Benny Bailey: Trumpete
Leroy Vinnegar: Baixo
Donald Dean: Bateria

Curiosidade: durante um solo de Benny Bailey, a platéia aplaude muito, inesperadamente. Só quando ví o vídeo entendi: é que nessa hora Ella Fitzgerald estava chegando atrasada, em meio ao público. Os suíços vão a loucura.


Um comentário:

Rodrigo Muzell disse...

Esse disco e esse vídeo são geniais, grande pôste!