segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Cartola



Na minha primeira participação aqui, vou direcionar os amigos equinos às pastagens do samba. E para iniciar o assunto escolhi falar de Cartola. Esse grande compositor sambista registrado sob o nome de Angenor de Oliveira nasceu em 1908 no Rio de Janeiro, foi co-fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, e foi quem escolheu as cores verde e rosa como as suas cores oficiais. E foi ainda ele o primeiro diretor de harmonia da escola, pondo em prática os conhecimentos musicais que adquirira com Villa-Lobos.

Somente em 1974, aos 65 anos, Cartola pôde gravar o primeiro LP inteiramente seu. Com produção de João Carlos Bozelli (Pelão) e direção artística de Aluizio Falcão, o disco foi lançado pelo selo Marcus Pereira.

Mas o disco que eu estou disponibilizando aqui, é o que foi lançado dois anos mais tarde. Grande sucesso de crítica, o disco teve entre outros sambas "As Rosas Não Falam" e "O Mundo É Um Moinho" (gravação acompanhada ao violão do jovem Guinga, que na época tinha apenas 20 anos) - consideradas obras-primas da música popular -, além de outras composições suas como "Minha", "Sala de Recepção", "Aconteceu", "Sei Chorar", "Cordas de Aço" e "Ensaboa".

Curiosidades: o apelido Cartola surgiu quando ele trabalhava como pedreiro. O pó de cimento das obras que caía sobre sua cabeça fê-lo adotar um chapéu-coco que ele chamava de cartola e que lhe valeu o famoso apelido.

Outro fato curioso é que ele sempre assinou o seu nome como Agenor de Oliveira e só veio a perceber mais tarde que ele fora registrado como Angenor, por um erro do escrivão.





6 comentários:

Cavalo Ruivo disse...

Excelente animal! Ótima condução eqüestre. O texto está num trote muito aprazível. Espero que estimule a participação de mais quadrúpedes.

Anônimo disse...

Ótima dica ! Perfeito para escutar nas BÁIAS ! abs

Faoro Bertoni disse...

Esse RAR do Cartola não tá valendo. O arquivo tá vazio. O cavalo que fez o upload esqueceu de amarrar direito o bixo. Dêem uma olhada.

Anônimo disse...

Olha tchê, baixei o arquivo aqui, e ele tá valendo sim. Talvez, o que tenha acontecido, é aquilo que o cavalo ruivo já comentou. No rapidshare, depois que você baixa um arquivo, tem que esperar um tempo para poder baixar outro. Vou ver se uso outro site daqui pra frente. No mais, creio que os animais estejam bem domados.

Cavalo Tião disse...

Eu também baixei sem maiores pobremas! E vou te dizer...esse rapidchévs aí quando começa assim.... alfafa!

Cavalo Do Contratempo disse...

Mas afinal, o que este eqüino encartolado tem no nariz ??