quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Nilze Carvalho - Choro de Menina vol.1 (1981)






Estava faltando uma alma feminina neste potreiro; algum disco de alguma baita profissional que pudesse chegar bem firme e com as quatro patas dizer a que veio. Tivemos uma pastagem da trilha de Laranja Mecânica com Walter/Wendy Carlos, mas agora com o "Choro de Menina vol.1", da Nilze Carvalho, temos um disco definidamente feminino.
Até porque aquela outra égua tem tromba né ô tchê.

NILZE CARVALHO é carioca oriunda de Nova Iguaçu. Foi um daqueles fenômenos que de vez em quando aparecem no mundo da música e do esporte: uma guria que com cinco anos começou a tocar cavaquinho com uma habilidade impressionante. Vinda de família de músicos, despertou atenção de muita gente (imprensa, gravadoras, empresários) desde cedo. A habilidade demonstrada no cavaco e no bandolim fez com que Nilze começasse a frequentar e tocar nas rodas de samba da Portela e em festivais de Choro.

Em 1981, Nilze grava seu disco de estréia, "Choro de Menina vol. 1". Destaque para a excelente interpretação da canção "Apêlo", de Baden e Vinícius, presente no disco "O Poeta e o Violão", também pastado neste blog.


Depois, ela ainda lança mais três volumes do álbum Choro de Menina e então roda o mundo fazendo música. De 1992 a 1999 vai morar no Japão, ganhando seu fixo tocando em uma churrascaria, e excursionando quando possível.


Em 1999 volta ao Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Divide-se entre sua carreira solo e sua participação no grupo Sururu na Roda.


Abaixo, duas fotos da Nilze Carvalho hoje em dia: em carreira solo e com o Sururu na Roda.


Boa audição a todos os eqüinos e eqüinas.







8 comentários:

Julio Porto disse...

SURURU NA RODA???????
Mas vai cantá o quê, minha filha?!?!?

Anônimo disse...

ROCINANTE!!!!
EQUINO DO SAMBA E DO CHORO.
COM ESTA BOSTAGEM, "TOCASTE UMA FLAUTA" NA MANADA.
TÁLOKU!!!!

Anônimo disse...

Que beleza! Poucas vezes a gente tem o prazer de ver as damas fazendo música, e na maioria das raras vezes em que isso acontece, elas apenas são cantoras. Aqui temos um exemplo de uma excelente instrumentista tocando belos choros. Valeu Rocinante! E realmente, não adianta se a égua tiver trombone!

Rocinante disse...

Pó de crê, "Anônimo"!
E além do quê ela é uma menina, ainda...
Tem muito disco pra lançar.
Realmente, égua com tromba é brabo.

Alfafa pra todos nesse 2008.

Arnaldo KING disse...

Ae rocinante - já que o Link está fora do ar, tem jeito aí de fazer uma respostagem?


Muita alfafa pra ti e boa semana


Tam Kiu

Rocinante disse...

alô, Todos.

O link deste disco da Nilze não está mais fora do ar.

Já está disponível para download outra vez.

Faloooou / relinchos!

Anônimo disse...

Boa noite
Devo estar falando muito para estar dando boa noite a cavalo, rss, mas vamos ao ponto: baixei pelo link atualizado e o que ouvi foi uma coletâneas de faixas instrumentais de chorinho. Favor verificar.
Grato.

Rocinante disse...

Bom dia, Anônimo. Verei a recolocação do link e logo te informo. Ab,