sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Wha Wha Watson


Aqui vai um post que estou devendo ao Cavalo Tião.


É virtualmente impossível que alguém que tenha vivido no planeta Terra dos anos 70 pra cá nunca tenha ouvido o guitarrista Wha Wha Watson. Sua discografia simplesmente não caberia aqui: Melvin Ragin Watson é responsável pela sonoridade clássica da guitarra funk em gravações que vão desde os tempos da Motown (Marvin Gaye, Jacksons 5), passando pelo jazz fusion de Herbie Hancock, e os principais artistas disco, como Barry White. Sem contar suas participações em trilhas sonoras: Desejo de Matar, As Panteras, SWAT.... Ele é praticamente um Forrest Gump da música negra norte-americana, esteve nos momentos mais importantes.

"Wha Wha" Watson obviamente ganhou esse apelido pela desenvoltura com o efeito wha wha, que funciona basicamente como um filtro na guitarra, acionado pelo pé. Assim influenciou e influencia milhares de guitarristas até hoje. E também com vários outros efeitos clássicos do funk, como envelope filter, phaser, talk box e eco.


Apesar da incontável discografia como "side man", Wha Wha tem apenas um registro solo: o disco Elementary, lançado em fevereiro de 1977.


Neste disco Wha Wha está muito bem acompanhado, como por exemplo James Jamerson no baixo, Herbie Hancock nos teclados e Ray Parker Jr. na guitarra, entre muitos outros.
Para mais informações e a discografia (incompleta, pois ali não vi o disco Free Ride de Lalo Shifrin e Dizzy Gilespie, por ex.), vale dar uma sacada no site oficial do puta velha: http://www.wahwah.com/

7 comentários:

Cavalo Tião disse...

Muchas gracias, Ruivo! Excelent pastagem! O equino Watson realment se trata de um animal fora de serie! Pura catigoria!!!!!!

Rocinante disse...

Valeu, CavaloNêgoRuivo!
Vou eu então dar o passe para a pastagem 23 de 2008.
Aguardem que vem um coice jornada nas estrelas por aí.
A pastagem 22 em 2008.

Wha Wha Watson: mais um nome importante na Equinopédia da música

jcmoss33 disse...

Hot! Hot! Hot!!!! Thanks

Julio Porto disse...

Thanks jcmoss33!!!

Augusto TM disse...

Será que rola um novo link? Gostaria de ouvir este disco que eu não cohecia :)

Cavalo Ruivo disse...

LInk atualizado.

Tonton Décibel !!! disse...

magnifico !!! wow waw wow !!!