Aqui vai um post que estou devendo ao Cavalo Tião.
É virtualmente impossível que alguém que tenha vivido no planeta Terra dos anos 70 pra cá nunca tenha ouvido o guitarrista Wha Wha Watson. Sua discografia simplesmente não caberia aqui: Melvin Ragin Watson é responsável pela sonoridade clássica da guitarra funk em gravações que vão desde os tempos da Motown (Marvin Gaye, Jacksons 5), passando pelo jazz fusion de Herbie Hancock, e os principais artistas disco, como Barry White. Sem contar suas participações em trilhas sonoras: Desejo de Matar, As Panteras, SWAT.... Ele é praticamente um Forrest Gump da música negra norte-americana, esteve nos momentos mais importantes.
"Wha Wha" Watson obviamente ganhou esse apelido pela desenvoltura com o efeito wha wha, que funciona basicamente como um filtro na guitarra, acionado pelo pé. Assim influenciou e influencia milhares de guitarristas até hoje. E também com vários outros efeitos clássicos do funk, como envelope filter, phaser, talk box e eco.
Apesar da incontável discografia como "side man", Wha Wha tem apenas um registro solo: o disco Elementary, lançado em fevereiro de 1977.
Neste disco Wha Wha está muito bem acompanhado, como por exemplo James Jamerson no baixo, Herbie Hancock nos teclados e Ray Parker Jr. na guitarra, entre muitos outros.
Para mais informações e a discografia (incompleta, pois ali não vi o disco Free Ride de Lalo Shifrin e Dizzy Gilespie, por ex.), vale dar uma sacada no site oficial do puta velha: http://www.wahwah.com/
7 comentários:
Muchas gracias, Ruivo! Excelent pastagem! O equino Watson realment se trata de um animal fora de serie! Pura catigoria!!!!!!
Valeu, CavaloNêgoRuivo!
Vou eu então dar o passe para a pastagem 23 de 2008.
Aguardem que vem um coice jornada nas estrelas por aí.
A pastagem 22 em 2008.
Wha Wha Watson: mais um nome importante na Equinopédia da música
Hot! Hot! Hot!!!! Thanks
Thanks jcmoss33!!!
Será que rola um novo link? Gostaria de ouvir este disco que eu não cohecia :)
LInk atualizado.
magnifico !!! wow waw wow !!!
Postar um comentário